A odontopediatria é o melhor amigo de um sorriso saudável durante a infância.
É de extrema importância cuidar da saúde bucal dos pequenos desde os primeiros dias de vida. Inclusive, saber a necessidade de tratamento da criança pode ajudá-la no desenvolvimento escolar e até melhorar a respiração.
Começar o tratamento odontológico na infância evita:
A cárie é uma doença que surge com o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, mas que pode ser prevenida com uma boa higiene bucal. Assim, podemos dizer que é um problema capaz de ser evitado em qualquer fase da vida, inclusive na infância.
Em casos de mordida incorreta, a criança pode passar por problemas de desenvolvimento ósseo e muscular. Além disso, a criança pode sofrer com dificuldades ao falar e respirar, precisando passar por tratamentos mais complexos. Por isso, realizar o tratamento precoce é tão importante.
A erosão dentária, como é chamado o desgaste do esmalte do dente, não tem sintomas aparentes até estar em um nível avançado e por isso é difícil de detectar nos pequenos. Normalmente os pais só percebem quando a dentina já está exposta e um ponto amarelado fica evidente no dente da criança. Como em quase tudo que envolve a saúde bucal, a prevenção é o melhor caminho.