Até que ponto a ingestão de doces pode ser responsabilizada por causar danos à saúde bucal
O açúcar é um alimento queridinho por todos, não é mesmo? Mas até onde ele pode fazer mal para nossa saúde? Todos já sabem que o açúcar pode prejudicar o bem-estar e bom funcionamento do corpo como um todo, mas, especificamente sobre a saúde bucal os danos podem ser bem extensos.
Mas afinal, por que o açúcar pode fazer mal?
O que acontece é que quando comemos alimentos ou ingerimos bebidas açucarados, refinados, processados ou em forma de carboidratos, é como se estivéssemos alimentando as bactérias que ficam na nossa boca. Isso acontece porque tais bactérias processam justamente os nutrientes encontrados nos alimentos ricos em açúcar e, para realizar a digestão, elas liberam ácidos que aos poucos desgastam o esmalte do dente e é assim que podem aparecer as cáries dentárias. Esses ácidos entram em ação aproximadamente 20 minutos após a ingestão dos alimentos e é exatamente por isso que quanto mais comemos alimentos ricos em açúcares estamos mais expostos ao risco de desenvolver cáries.
Outro fator agravante é a falta de higienização adequada da boca após as refeições. Sem a limpeza correta dos dentes, é possível que restos de alimentos fiquem presos na nossa dentição e isso também cria um ambiente propício para a proliferação das bactérias. Além disso, uma impressão que muitas pessoas têm é que quanto mais açúcar se consumir, mais prejudicial será, contudo, o que é mais maléfico para a saúde é a frequência que os alimentos açucarados são ingeridos. Quando uma pessoa come doce ou açúcar várias vezes ao dia, os ácidos são liberados para fazer a digestão e é exatamente esse fato que prejudica a saúde bucal a potencializa o desgaste do esmalte dos dentes.
Como prevenir a cárie dentária?
Alguns pontos são muito importantes para a manutenção da saúde bucal e, neste caso, para a prevenção contra cáries. Vamos abordar cinco cuidados essenciais que você deve ter:
1- A sua alimentação tem grande influência na saúde bucal, sabemos que abolir totalmente a ingestão de açúcar é uma missão impossível, entretanto, é recomendado buscar uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.
2- Pode parecer óbvio, mas a higienização bucal é um dos principais cuidados que se deve ter. A escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia, uma após acordar, outra depois do almoço e uma antes de dormir, esta é a mais importante para a prevenção de cáries. Outro detalhe importante é a escovação após a ingestão de alimentos ácidos, o ideal é que ela seja feita aproximadamente 30 minutos após a refeição.
3- É indispensável o uso do fio dental, assim, você evita o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes. Desse modo, a proliferação de bactérias é contida.
4- O consumo de água fluoretada também auxilia na prevenção, e não precisa se preocupar, o flúor já é adicionado na água de Belo Horizonte.
5- O último cuidado, mas não menos importante, é o acompanhamento regular com seu dentista. Ele fará a profilaxia e todos os cuidados preventivos necessários para garantir sua saúde bucal.