Limpeza dos dentes: Saiba por que é crucial para sua saúde bucal

aplicacao-fluor-dentista

A limpeza dos dentes com a escovação correta 3 vezes ao dia e o uso de fio dental é o bastante para manter a sua saúde bucal.

Na teoria parece muito simples, porem muitas pessoas não tem esse hábito o que provoca o surgimento de placas bacterianas, chamadas também de tártaro.

Não sabe o que é tártaro?

Tártaro, também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes.

remoção de tartaro

tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

A ação com procedimentos de prevenção de doenças a saúde bucal (chamada profilaxia dental) deve ser feita de 6 em 6 meses.

A limpeza dos dentes no consultório é feito em 3 etapas:

• Tartarectomia: Esta é primeira etapa da profilaxia e consiste na raspagem e remoção do tártaro. Pode ser feita com ultrassom ou instrumentais;

limpeza dos dentes

• Escovação completa: é feita polimento coronário dos dentes com escova de Robson e uma pasta profilática encontrada apenas em consultórios odontológicos;
  • Flúor: O último processo a ser feito é a aplicação do flúor que serve para manter o frescor da boca, devolver minerais e fortificar os dentes.
  • Evite as doenças bucais como cáries e gengivites realizando uma limpeza dental semestral no consultório, além dos cuidados diários.

Esses simples cuidados podem também te poupar de um tratamento de canal.

O que pode acontecer caso eu não faça a limpeza dental adequada?

As dores no dente e gengiva são somente os reflexos dos problemas que você precisa tratar.

Gengivite: Acontece quando a placa bacteriana fica concentrada entre a base do dente e a gengiva, irritando o tecido e, consequentemente, provocando inflamação.

Um dos problemas comuns, a sensibilidade nos dentes pode ser causada por gengivite ou por uma escovação mais forte.

GENGIVITE

Periodontite: É uma inflamação que passa a atingir não apenas o tecido gengival, mas também a estrutura óssea que dá suporte aos dentes.

Mau hálito: É causado pelo acúmulo de placa bacteriana ou por doenças periodontais.

MAU HÁLITO

Veja as dúvidas mais frequentes no consultório:

Qual é o tempo normalmente gasto para Limpeza dos dentes?

O tempo normalmente do procedimento é de 1 hora, porem vai depender da saúde bucal do paciente.

Vou sentir dor durante a limpeza de dente?

Uma remoção de tártaro ou limpeza mecânica aos dentes, não tem que implicar dor, pois é efetuada com aparelho de ultrassom calibrado para o efeito de modo a não agredir a superfície do esmalte nem a mucosa gengival.

Contudo, se efetuada em pessoas que tenham muita propensão a ter sensibilidade dentária, ou que apresentem a gengiva muito inflamada, já poderá implicar um desconforto mais acentuado, ou mesmo dor.

Nestes casos se torna aconselhável efetuar a remoção do tártaro sob efeito de anestesia local, pelo menos nas zonas mais suscetíveis a dor e/ou sensibilidade dentária.

Qual a diferença entre raspagem e limpeza dos dentes?

Algumas pessoas pensam que na limpeza dentária é feito o mesmo procedimento da raspagem, embora eles sejam completamente diferentes.

Na raspagem utiliza-se o ultrassom para a remoção do tártaro, enquanto que na limpeza é mais comum a utilização de um jato de bicarbonato, seguido de polimento da superfície.

polimento dos dentes

Conclusão

Para evitar quaisquer problemas mais graves, você deve fazer a limpeza dental no consultório.

Esses problemas podem gerar a necessidade de procedimentos como tratamento de canal, até implantes dentários por causa de perda de dentes.

A escovação correta no dia a dia, uso do fio dental e a limpeza dentária no seu dentista podem manter perfeita a sua saúde bucal.

Compartilhe em suas redes sociais: