Os aparelhos são colocados e supervisionados por um Ortodontista. A Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionando-os de forma adequada.
Dentes tortos e mal posicionados dificultam a limpeza correta, podendo causar doenças periodontais. Eles também causam problemas respiratórios, um estresse adicional aos músculos da mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Além de prejudicar a aparência estética do paciente.
Tipos de Aparelhos Ortodônticos
O Invisalign é um Alinhador Dental Transparente, de fácil colocação e resultados rápidos. Invisalign pode ser utilizado a partir dos 6 anos de idade. Tratamento Rápido e Eficaz. Nesta aba você conhece tudo sobre o Invisaling.
Método invisível para as outras pessoas, o aparelho lingual é uma estrutura ortodôntica colocada na parte de trás dos dentes para corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição. Funciona de maneira similar ao tradicional, com a ajuda de bráquetes e de fio metálico na face oral dos dentes.
Aparelho autoligado é a tecnologia mais moderna hoje para tratamentos com aparelho fixo. Este tipo de aparelho ortodôntico, elimina a necessidade de utilização das boas e velhas “borrachinhas coloridas”. Os braquetes deste tipo de aparelho são super tecnológicos e cada um deles tem uma portinha que abre e fecha. Então, o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha a portinha.
A eliminação do uso das borrachinhas diminui consideravelmente o atrito entre o fio e o braquete e, dessa forma, o seu dentista poderá utilizar forças leves sobre os dentes e o fio poderá trabalhar mais livremente obtendo resultados mais eficazes e mais rápidos a cada fio utilizado.
O aparelho estético nada mais é do que uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. O sistema funciona da mesma maneira, só que com bráquetes feitos de policarbonato, porcelana ou safira ao invés de metal. Os bráquetes estéticos também podem ser do tipo auto-ligados, um outro tipo de aparelho diferente do convencional, que não utiliza as tradicionais borrachinhas coloridas para prender o arco ortodôntico.
Os aparelhos convencionais são os clássicos de ligas metálicas, colocados nos dentes a fim de realinhá-los. Esses modelos precisam das borrachinhas, as responsáveis por segurar o fio no lugar, passando por cada um dos bráquetes. Assim, o fio recebe o atrito que precisa para se movimentar da maneira correta e puxar os dentes para o lado que for preciso.
Esse tipo de aparelho é responsável por aumentar o tamanho do céu na boca a fim de corrigir alguns problemas bucais, como a mordida cruzada. Normalmente, esse é um tratamento indicado para crianças, mas é necessário avaliar com especialista o que é mais eficaz: o uso do expansor ou uma intervenção cirúrgica.